Ações da Cielo deixam de ser negociadas na B3; entenda o porquê
Índice
Ações da Cielo deixam de ser negociadas na B3
A Cielo (CIEL3) anunciou que, na segunda-feira, 26 de agosto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou a conversão do registro de companhia aberta da empresa da categoria “A” para a categoria “B”. Como resultado, as ações da Cielo deixam de ser negociadas na B3.
Em um fato relevante, a empresa informou que os acionistas restantes poderão alienar suas ações por meio de um pedido ao escriturador, seguindo os prazos e procedimentos que foram detalhados no aviso aos acionistas, divulgado no dia 14 de agosto de 2024. A Cielo também destacou que irá tomar as medidas necessárias para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O objetivo é deliberar sobre o resgate compulsório de todas as ações da companhia que ainda estão em circulação. Se esse Resgate Compulsório for aprovado, o período de Aquisições Supervenientes será encerrado na data da AGE.
Ações da Cielo e o impacto para os acionistas
“Assim como temos o IPO, que é a abertura de capital, existe também a OPA, que significa o fechamento de capital. A empresa está encerrando sua listagem, e essas ações irão perder liquidez. A Cielo fará uma proposta aos acionistas atuais para a recompra das ações. Em assembleia, os acionistas votarão sobre o preço a ser aprovado, juntamente com o prazo, e receberão essa proposta para deliberar sobre a recompra.”
O que acontece com os acionistas que não aceitarem a recompra?
Aqueles que concordarem com a recompra receberão um valor acordado. No entanto, os acionistas que optarem por não aceitar a proposta poderão, em algumas situações, continuar com suas ações em carteira. O ponto negativo é que essas ações perderão liquidez e também a disponibilidade de informações. Portanto, os relatórios trimestrais que são normalmente divulgados pelas empresas deixarão de existir.
É crucial que os investidores estejam atentos a essas mudanças e tenham um profissional que os auxilie, como a Suno Consultoria, para não perder prazos de votação e as oportunidades para vender suas ações antes do fechamento de capital.
Assessoria profissional em OPA da Cielo
Se você deseja contar com a ajuda de um profissional qualificado para lidar com situações como a OPA da Cielo, a Suno Consultoria oferece um atendimento qualificado e personalizado. Para mais informações, clique aqui e entre em contato com nossos especialistas.
Fique por dentro das novidades do Dinheiro Investido aqui!